domingo, 17 de janeiro de 2010

SOS Haiti

O ano de 2010 começou para mim com repetidos momentos de frustração. Não sou médica, enfermeira, bombeiro, salva-vidas nem militar e me sinto impotente diante de desastres como aqueles que provocaram dezenas de mortes em Angra dos Reis e milhares no Haiti. Imagens de crianças desesperadas, corpos espalhados pelas ruas, cidades destruídas e pessoas desamparadas incomodam todos nós (pelo menos assim espero), mas como reagimos diante delas? Reclamamos com a TV? Nos lamentamos em família? Choramos? Rezamos? Agimos?

Sempre tenho a intenção de "fazer algo" nessa horas. Mas fazer o que? Como posso ajudar? Com que meios? Não sou o Brad Pitt para doar 1 milhão de dólares para o governo do Haiti. Nem especialista em resgate para embarcar no primeiro avião e contribuir com os esforços no local. Não sou político para criar fundos e redirecionar o orçamento para ajudar as vítimas desses eventos. Sou apenas uma pessoa sensibilizada com o sofrimento de outro ser humano (neste caso, de milhões deles). Afinal, o que determina quem nasce pobre no Haiti e quem nasce rico em São Paulo? Alguns dizem "carma". Eu digo "pura sorte"!

Diante da destruição de praticamente toda a infraestrutura do país, ajuda para os haitianos tem que vir de fora mesmo e há centenas de entidades se mobilizando para oferecê-la. Governos, ONGs, empresas e até pessoas físicas estão juntando dinheiro, alimentos, remédios e mesmo água para enviar a Porto Príncipe e outros locais devastados pelo terremoto. O que eu posso fazer então? Doar e divulgar!

Se você acha que a sua doação não vale a pena, pense que uma garrafa de água pode garantir que uma pessoa sobreviva hoje. Não importa a quantia, alguém vai se beneficiar da sua ação. Se realmente não puder doar, ajude a divulgar. O jornal O Globo de hoje divulgou uma lista de organizações que estão recolhendo todo tipo de doação, principalmente remédios, alimentos, água e dinheiro. Reproduzo aqui essa lista.

Para doações em dinheiro:

Viva Rio - Banco do Brasil Agência:1769-8, CC:5113-6.
Care - Banco Real Ag:0373, CC:5756365-0
Cáritas - Banco Bradesco Ag:0814-1, CC:48500-4
Cruz Vermelha - Banco HSBC Ag:1276, CC:14526-84
Médicos sem Fronteiras - Banco Bradesco Ag:3060-0, CC:111036-5 ou pelo telefone (21)2215-8688 ou pelo site www.msf.org.br
Actionaid - pelo telefone 0300-7898525 ou pelo site www.ajudeohaiti.org.br

Para doações de água, remédios e alimentos:

Viva Rio - Rua do Russel, 76 - Glória (9-18h)
CREMERJ - Praia de Botafogo, 228 loja 119b - Botafogo (9-18h) ou em uma das subsedes do conselho (veja em www.cremerj.org.br)
Ministério da Saúde - ligue 192 ou (61)3315-3518 para saber como doar remédios.
Defesa Civil - acesse www.defesacivil.gov.br para saber como doar água e alimentos.
Gabinete de Segurança Institucional - para oferecer serviços de voluntário ligue (61)3411-1297 ou envie um e-mail para saei@planalto.gov.br

Escolha uma instituição e dê a sua contribuição. Aproveite para espalhar essas informações: copie este post (ou um link para o blog) e mande por e-mail para a sua lista, imprima essa lista e divulgue entre os teus vizinhos, organize doações no seu local de trabalho e leve até os centros indicados acima. Os haitianos agradecem...

4 comentários:

  1. É isso aí - nós cidadãos comuns só podemos doar e divulgar. Ainda bem que podemos doar e divulgar, pois são duas ações que podem fazer toda a diferença. Podem salvar vidas.
    Vamos reproduzir a lista das instituições em nossos e-mails e outros canais! Vamos doar! Parabéns, Amanda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, descobri seu blog agora pelo twitter. Mto legal. Só fico meio preocupada em doar dinheiro, não pelo dinheiro em si, mas pelo o que será feito com ele. Mas acho que especificamente em relação ao Haiti, essa é a única forma mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Vc sabe como faço pra doar roupas? Estou cheia de roupas pra doar.
    Será que eles só receberão roupas daqui há um tempo?
    Beijos
    Camilla

    ResponderExcluir