quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra e mata ciliar

Não poderia escolher um dia melhor para estrear o blog! Hoje é o dia internacional da Terra. Ainda acho pouco dedicarmos apenas um dia ao nosso planeta, mas pelo menos é uma ocasião para refletirmos sobre a forma como o tratamos.
Portanto, aproveito a oportunidade para chamar a atenção de todos para um situação em Santa Catarina que está gerando revolta e pavor entre os ambientalistas do país. Me refiro ao código ambiental do referido estado que foi aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Apelidado de "código rural", a nova legislação tem como principal falha a redução da mata ciliar obrigatória de 30 para 10 ou até 5 metros dependendo do caso. Além de ser anticonstitucional (a lei federal indica uma largura mínima de 30 metros de mata, sendo portanto mais restritiva do que a lei erroneamente aprovada no estado), essa lei bate de frente com todo o conhecimento científico disponível no país e no exterior.
Para quem não sabe, a mata ciliar é a vegetação que cobre as margens de cursos ou corpos d´água como rios, lagos, lagoas, açudes etc... Essa mata tem inúmeras funções importantes: (1) estabiliza o solo para que a margem não desmorone, (2) ajuda a filtrar os poluentes para que não contaminem a água, (3) evita o assoreamento do corpo d´água, (4) previne inundações quando o nível da água está muito elevado, (5) fornece habitat para peixes e crustáceos, (6) contribui para a biodiversidade regional. Assim, fica evidente que essa vegetação tem que ser preservada, não apenas porque algum bicho grilo acha bonito ter mata ao longo do rio, mas porque essa plantas são vitais para a manutenção desses corpos d´água.
É irônico que os ruralistas estejam querendo reduzir a extensão de um sistema que contribui tanto para a saúde de suas terras. Possivelmente, eles serão os mais prejudicados a médio-longo prazo com essa atitude irresponsável.
Mas nem tudo está perdido! Existem pessoas, cientistas, ambientalistas, governantes, ONGs e advogados trabalhando para reverter essa situação. Contribua com o seu apoio através do abaixo-assinado disponível em http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4142 e continue acompanhando esse blog e os outros indicados aqui ao lado.

Frase do dia: "Não se trata de uma escolha entre salvar nosso ambiente ou salvar nossa economia, é uma escolha entre prosperidade ou declínio." - Barak Obama - Presidente dos EUA - hoje em uma fábrica de turbinas geradoras de energia eólica.

2 comentários:

  1. Aeee!! Parabéns pelo blog!!! (Mas é Barack Obama, hihihihihihi)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe, Mandy!
    Vida longa ao blog, que começa bem!
    Beijos, L.

    ResponderExcluir